''...que todos os dias sejam dia da criança, do brinquedo e do brincar, e que a criança que um dia nós fomos continue viva, dentro de nós, possibilitando que outras crianças tenham oportunidade de ser crianças'' Tânia R. Fortuna







terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia das Crianças

Todo dia é dia de ser criança.

Mais fotinhos dos nossos baixinhos...


Grenal da Paz

A fila, bombando...

A equipe do dia.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Grupo Ser Criança

O “SER CRIANÇA” é um projeto, já em execução, sem fins lucrativos, que tem como objetivo amenizar as adversidades econômico-sociais pelas quais passam dezenas de crianças de uma comunidade carente situada no bairro Belém Novo em Porto Alegre, através da inclusão social viabilizada por meio de atividades culturais, sócio-educativas e, principalmente, de lazer e diversão.
Esse plano foi idealizado por um grupo de jovens amigos, na maioria sócios do Clube do Professor Gaúcho, que tem sede na zona sul dessa capital, engajados em buscar soluções para os problemas atuais existentes nas comunidades em que vivemos.
A ideia de retribuir à sociedade as boas oportunidades que ela nos concedeu e a insatisfação com a disparidade social que há nos países subdesenvolvidos foram os maiores fatores motivacionais que nos levaram ao desenvolvimento desse projeto.
A comunidade a qual estamos atuando enfrenta sérios problemas de infra-estrutura básica para uma boa qualidade de vida, condição essa que, infelizmente, inúmeras outras pessoas também passam em nosso país. Dentre as dificuldades presentes no local destacamos as seguintes: residências alocadas em área irregular, rede elétrica não regularizada e inexistência de rede de esgoto e água encanada. Situação essa difícil de ser revertida com o abandono que essas famílias sofrem sem uma assistência governamental adequada e o alto índice de desemprego atual que as atinge.
Tivemos contato com a triste realidade dessa comunidade através do colégio que muitas das crianças da região freqüentam: a Escola Nehyta Martins Ramos. Devido à proximidade que temos com alguns professores que lá lecionam obtivemos ciência das adversidades que os meninos e meninas da escola enfrentam diariamente, sendo esse momento o ponto de partida do projeto “SER CRIANÇA”.
As ações começaram no natal do ano de 2008 com uma bela festa para as crianças, repleta de brincadeiras, presentes e, principalmente, bastante carinho compartilhado por ambas as partes. Desde a nossa primeira atividade até o atual momento praticamos outras inúmeras ações em prol dessa garotada, levando bastante alegria e diversão aos “nossos pequenos”. A cada nova visita ficamos mais a par das dificuldades lá existentes, fator esse que nos mobiliza a qualificar ainda mais nossas ações.
O “SER CRIANÇA” é um projeto pequeno na sua estrutura, mas grande no seu valor social. Temos a convicção que essas nossas simples ações levam, mesmo que de forma pequena, esperança a essas crianças e suas famílias em um futuro mais digno e justo para elas, o que nos motiva a cada vez mais a orientar nossos gestos pensando no próximo e ao mesmo tempo acreditamos estar estimulando nessas crianças o pensamento de ajudar e fazer algo de bom para o próximo, da mesma forma que nosso projeto busca fazer.